Quando juntamos um grupo de pessoas para desenvolver um jogo dentro de uma sala de pate-papo não é muito difícil interagir o personagem com o cenário do jogo, desde o início estamos prestando a atenção no que anda acontecendo e posicionamos nossos personagens afim de desenvolver algo com um outro personagem ou com o ambiente. Porem, as coisa ficam um pouco diferênte quando tentamos entrar em um jogo que já começou.
Vale resaltar aqui que exitem jogos, mesmo dentro das salas, que são fechados e nesse é um pouco complicado entrar, mesmo por que os jogadores não querem outros jogadores ou por que pode atrapalhar o desenvolvimento. Mas existem pessoas que prefiram, cada vez mais, que jogadores interajam nas salas formando um tipo de "comunidade rpgista"
Primeiro vamos resumir em o que fazer quando você vai jogar quando ainda o jogo está começando. Repare no ambiente: O clima pode ser propício ou não para o seu personagem, por exemplo a noite de lua cheia é propícia para um vampiro ou lobisomem, o dia nem tanto. Posicione perto de alguem: É chato quando você ambienta um jogo e todos os jogadores colocam seus personagens em lugares diferêntes, e o que é pior distante, dá pra jogar desse jeito? Sim. Mas pense só na dificuldade que vai ter de não ter ninguem por perto ou de postar turnos para juntá-los. Enfatize uma característica de seu personagem: Seje ela de carater psicológico ou aparência, você pode postar no começo do jogo que seu personagem está usado um determinado tipo de vestimenta chamativa, mas ao passar do jogo é possível que as pessoas esqueçam até que ele está de roupa, eu mesmo esqueço o que meu personagem está usando. A partir destas dicas é possível que o jogo evolua, mas não garanto se será maravilhoso, isso também depende da criatividade e relacionamento entre os jogadores.
O que fazer quando o jogo já começou faz algum tempo?
Desistir de jogar? Não!!! Acredito que sempre é possível entrar em um jogo seja qual for o seu desenvolvimento, uns mais difíceis que outros, mas nada que vá dar-lhe dor de cabeça se você usar um pouquinho de lógica. Segue aqui algumas dicas gerais:
Um mínimo de informação sobre o que está acontecendo no jogo é o nescessário, e suficiente, para poder colocar o personagem no jogo, para isso você deve primeiro refletir o que você precisa saber e como seu personagem reage a certo tipo de cenário (Noite, frio, calor, tarde, manham, neve, chuva, vento). Uma pequena informação sobre o clima pode ajudar, você pode conseguir isso fazendo uma pergunta breve mesmo "(Qual é o ambiente?)" ou "(onde estão todos?)" direcionada a um ou todos jogadores. Essa é a dica 1: Pergunte.
Antes de entrar em um jogo que já começou eu sempre leio alguns turnos dos jogadores, algumas informações dentro das ações dos personagens podem indicar onde eles se encontram, por exemplo você pode ler em uma ação algo do tipo "...tomou um gole do café e voltou-se a olhá-lo..." ou "...sentou-se acomodado em uma banco a sombra de uma árvore..." provavelmente a primeira ação é de alguem que está dentro de uma cafeteria ou casa de chás, e a outra de alguem que está em uma praça. Lugares públicos são públicos e os personagens tem livre acesso de ir e vir nestes lugares. Não estou querendo dizer aqui que você sempre vai encontrar um indício de informação útil, nem para fica meia hora lendo turnos sem jogar. E esta é a Dica 2: Veja o que as pessoas falam.
Existem dois tipos típicos de jogos, um é quando está acontecendo uma catastrofe, uma luta de competição de poderes, uma perseguição. Enfim, um jogo de ação, nestes casos é bacana e gosto interagir com o acontecimento de forma a não trair as características de seu personagem. Se ele é um herói, ou um tolo, ou ambos, vá a luta e ajude os mocinhos mesmo sem os conhecer, se ele é "cafageste" no bom sentido tente tirar proveito da situação, de que lado lutar é mais lucrativo, se ele é uma pessoa comum, pessoas comuns são curiosas e acaba entrando em enrascada por isso, efim, acho que já deve ter notado o sentido disso, sempre há uma implicação de "se...então...". Esta é a Dica 3: Se isso, então aquilo
O outro tipo de jogo são aqueles em que os personagens nao estão fazendo "nada de útil", estão parados, conversando, falando maus dos outros (como todo mundo). Aqui a dica do "se...então..." também deve ser usada, porem, existe meios para deixar o jogo um pouco mais interessante. Certa vez joguei com uma persona que quando entrou no jogo foi assaltada (ação da player), era uma garota e um cara saiu correndo com uma arma na mao e a bolsa dela, isso mobilizou vários personagens a ir atraz do larápio para resgastar o utensílio roubado, Nota: A garota era mais forte e rápida do que quelquer um ali, mas existia um objetivo, se ela mesmo fosse atras do ladrão o jogo não teria sido tão produtivo e o personagem dela menos interessante. Isso nos ensina algo, explore seu personagem nestes jogos, crie situações que possam mostrar o carater psicológico e físico dele, que chame atenção e que mobilize os outros jogadores. Esta é mais uma Dica 4: Crie situações diversas
Mais uma vez resalto que estas não são as únicas formas de você interagir nos jogos, há algumas mais específicas que você aprende com o passar do tempo e a medida que seu personagem se torna conhecido por outros personas, isto porem cabe a você julgar a melhor forma de interagir e aprender com a experiência. Dica 5: experimente, reflita e seja crítico
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