quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nasce um personagem

Uma boa dica para criar um personagem e continuar jogando com ele sem esquecer de suas características no andamento dos jogos é montar um ficha dele.

Não existe entretanto uma norma exata para escrever a ficha de um personagem. Escrevemos o que achamos importante no personagem de modo que possamo nos lembrar de suas características memo passado algum tempo ou frente a alguma situação em jogo.

Aqui eu apresento o modelo de uma ficha de personagem que algum tempo atras inventei para um jogo curto, abaixo da ficha consta algumas explicações sobre cada tópico da mesma.




NOME: “Altair Castanha”

APARENCIA FÍSICA: “Altair é um homem alto, 1,85m. Pele morena clara, um pouco avermelhada. Magro, olhos fundos e verdes esmeralda. Seu rosto é fino com marcas carrancudas nas rugas dos cantos da boca e da testa. Possui um cabelo espesso, curtos e negros com mechas espalhadas, uma parta frente que quase lhe atrapalha a visão. Sua aparência é de um homem de 40 a 45 anos de idade, seu corpo apesar de magro apresenta uma leve definição dos músculos da barriga, tórax e braços”

VESTUÁRIO: “Quase sempre usa roupas azuis escuras ou pretas. Sempre anda de calças sociais, sapatos ou coturnos. Carrega consigo uma bengala, quase um cetro, debaixo do braço com uma detalhe em forma de águia prata na ponta. Usa camisas escuras de cores frias por baixo de um sobretudo, terno ou smoking em situações mais sociais.”

PSICOLÓGICO: “É sempre objetivo, mas quase nunca é direto. Anda de cabeça erguida e passos apresados, isto quando não está de carro. Gosta de conversar sobre os diversos assuntos quando não tem nada em mente. Procurar nas pessoas enquanto conversas seus pontos positivos e negativos, quase sempre direcionando o assunto. Não gosta de perder tempo quando tem um plano ou está a fazer algo, não deixa que ninguém o atrase. Também não é uma pessoa de aceitar desaforo, escuta atentamente se é insultado, procurando conhecer o tal e lhe preparar a pior armadilha possível”

HABILIDADES: “Altair é um bom motorista de carro, podendo até em algumas circunstâncias dirigir sobre duas rodas laterais e fazer as manobras mais impossíveis. Tem habilidade com lutas de esgrima e espadas em geral. Sempre carrega consigo uma adaga disfarçada na bengala, a qual é feita com um aço negro imperceptível aos detectores de metais. É formado em administração e tem curso profissionalizante em economia com os quais administra a empresa de sua protegida.

HISTÓRIA: “Quando tinha vinte anos, o pai de Altair perdeu tudo o que tinha para um dono de uma fabrica de peças de motos, o que o levou a depressão vir a morrer um ano depois. Altair se tornou declarado inimigo de Roger, o dono da fabrica, denunciando as mínimas irregularidades da indústria e lhe dando a maior dor de cabeça. Após algum tempo ele se formou em administração e conseguiu com a ajuda de alguns advogados, amigos seus da faculdade, executar a emancipação de Dalva, que na época tinha 17 anos, e fazê-la herdar em vida a fabrica e os bens do pai o deixando sem nada. Três anos depois, quando Altair já tinha 28 anos, se casa com Dalva e começa administrar a fabricas e os bens do seu inimigo. Roger morre de desgosto e na sarjeta após saber que tem um neto cujo pai é Altair, que conseguiu a vingança da morte de seu pai fazendo Roger morrer da mesma forma. Altair viaja o mundo quase sem rumo com seu carro e administrando a fabrica a distância. Seu filho e mulher estão bem seguros em algum lugar contra os que ainda são leais a Roger. Dalva aparece raramente quando tem que assinar algum papel pela fábrica que possui.”



Nome e aparência física não devem sucintar dúvidas. O vestuário do personagem não precisa ser a roupa que ele sempre usa, mas o que normalmente usa. Por exemplo, uma garota ousada quase sempre estaria de mini-saia. E você se surpreenderia como tem personagem de mini-saia nesse jogo.

O psicológico normalmente vai prever como o personagem age frente a diversas situações, se ele terá medo, raiva, enfrentará, pensará duas vezes ou não. Aconcelho a quem está começando deixar está parde para preencher aos poucos, conforme vai se adaptando e vendo o que é mais legal em um jogo.

Em História você pode inventar algo para começar o jogo, onde ele viveu antes, o que fazia, quem eram seus pais, qual a sua geração. A medida que você vai jogando pode colocar resumidamente o que acontece com seu personagem, quem ele conhece significativamente, com que namorou, o que aprendeu e a sua evolução, habilidades que conquistou.

Como disse ateriormente não á uma norma a seguir para criar uma ficha, neste caso vai da nescessidade acrescentar mais algum campo na ficha, como por exemplo "Armas que possui".

Nenhum comentário:

Postar um comentário