terça-feira, 1 de junho de 2010

Interpolação Aritmética

Um problema de interpolação aritmética consiste em intercalar entre dois números reais dados uma quantidade qualquer de números de forma que esta sequência numérica forme uma PA. Não é difícil encontrar exemplos onde este problema aparece. Exemplo:

  1. Qual deve ser a distância entre um poste e outro para construir uma linha de transmissão de energia sabendo que o ultimo poste fica a 4,2 km da subestação de energia e a empresa dispõe de 28 postes?
  2. As 13 cordas de uma harpa devem estar em progressão aritmética. Sabendo que a menor corda mede 60 cm e a maior 1,8 m qual o comprimento das outras cordas?
Repare que no primeiro problema apenas precisamos encontrar a razão da PA onde a_1=0 é a subestação e a_{29}=4,2. No segundo problema sabemos que a_0=60 e a_{13}=180 e queremos encontrar os outros termos, algo que é simples após encontrar a razão.

No artigo anterior Progressão Aritmética vimos que dados dois termos de uma PA podemos encontrar sua razão por r=\frac{a_m-a_n}{m-n}.

No caso geral, sejam x e y dois números reias quaisquer e queremos colocar n números entre eles de forma a criar uma PA. Assim, consideramos x e y o primeiro e o ultimo termo da progressão respectivamente, isto é x=a_1 e y=a_{n+2} temos.

r=\frac{y-x}{n+2-1}=\frac</span>{y-x}{n+1}

O índice n+2 de y é devido aos n termos interpolados mais os próprios x e y.

Assim, a PA formada é

\<span class=

Nenhum comentário:

Postar um comentário